O que é fisioterapia pélvica?

A fisioterapia pélvica pode ajudar não apenas com a dor pélvica miofascial, mas também reduzir os sintomas de outras condições causadas por problemas do assoalho pélvico, como incontinência urinária e fecal, relações sexuais dolorosas e disfunção sexual. Para a dor miofascial, um fisioterapeuta especialmente treinado usa as mãos para realizar manipulações externas e internas dos músculos do assoalho pélvico, que são acessados ​​através da vagina ou reto da mulher.

Relaxar os músculos contraídos e encurtados pode ajudar a aliviar a dor no assoalho pélvico, assim como faria em outros músculos do corpo. O alongamento em geral ajuda os músculos a relaxar e evita cãibras e tensões excessivas.

Uma terapia incomum que proporciona alívio

Embora a fisioterapia pélvica possa parecer um pouco incomum e invasiva para algumas mulheres, pode ser eficaz. As minhas pacientes observaram uma boa taxa de sucesso com o procedimento. A eficácia da fisioterapia pélvica sempre dependerá da gravidade do caso.

O tratamento da dor miofascial pélvica com fisioterapia pélvica geralmente leva sessões de seis a oito horas de duração. Pode levar mais tempo, às vezes vários meses, para ajudar as mulheres com casos mais graves. Frequentemente, as mulheres precisam retornar à fisioterapia periodicamente para manter o problema sob controle.

Se você está hesitante em experimentar o componente interno da fisioterapia pélvica, a fisioterapia externa também pode ser uma opção para fortalecer outros músculos da região pélvica, o que também pode ajudar a reduzir os sintomas. A fisioterapia pélvica também pode servir como terapia adjuvante e nem sempre deve ser o único tratamento. Pode ser realizado em conjunto com outros tipos de tratamentos ou medicamentos para a dor, como relaxantes musculares, por exemplo.

As mulheres devem saber que a dor pélvica não é normal na menopausa ou em qualquer outro momento. É importante começar o tratamento precocemente. Quanto mais tempo uma mulher experimenta a dor crônica, maior a probabilidade de os receptores nervosos ficarem sensibilizados a ela. Isso aumenta a reação do corpo à dor, muitas vezes tornando-a mais intensa e mais difícil de tratar. Portanto, se você está sofrendo de dor pélvica crônica inexplicável, é aconselhável agendar uma consulta para avaliar o que pode estar acontecendo com o seu corpo.


Suelen Carvalho | Fisioterapeuta CREFITO-5: 166.037
Membro da associação Brasileira de Fisioterapia Pélvica – ABFP: 0444

Acompanhe as minhas Redes e Mídias Sociais:
>>> Intagram
>>> Facebook
>>> Blog